Nos cursos de moda, em geral, esse assunto não é tão explorado quanto deveria, afinal, é essa a ferramenta que direciona o foco de atenção em uma criação. O fato é que, consciente ou não, todo Designer faz uso desses princípios. São 8, e estão presentes nos mínimos detalhes de uma peça, isolados ou em grupos.
REPETIÇÃO
RITMO
GRADAÇÃO
RADIAÇÃO
CONTRASTE
HARMONIA
EQUILÍBRIO
PROPORÇÃO
REPETIÇÃO
Devido à simetria do corpo humano é quase inevitável a presença da repetição. A maioria das roupas são simétricas, e espelham os lados direito e esquerdo. Este princípio manifesta-se até na mais simples seqüência de botões em uma camisa. A ausência do princípio de repetição tende a chamar mais a atenção do que sua presença, pois a esta, estamos acostumados.
RITMO
É caracterizado pela repetição em um padrão elaborado, como botões distribuídos dois a dois em uma camisa ou a reportagem (repetição de desenhos) diagonal de uma estampa corrida.
GRADAÇÃO
Na gradação, cada vez que um padrão é repetido, ele se apresenta em tamanhos menores ou maiores e em seqüência. Um exemplo são os tecidos degradê, onde as cores apresentam-se em maior concentração nas extremidades e diminuem sua intensidade a medida que se aproximam.
RADIAÇÃO
O uso de linhas que partem de um ponto em comum para direções diferentes é um exemplo da radiação. No Design de moda, apresenta-se freqüentemente sob forma de drapeados e franzidos, que geram linhas em um ponto de origem, mas seguem direções distintas.
CONTRASTE
É um dos princípios mais utilizados. Faz com que o olho humano divida seu foco de atenção sobre duas áreas. Quando usado em tecidos (um tecido áspero justaposto a um tecido liso) aumenta a percepção de cada uma das texturas, quando usado em cores, o contraste cria ilusões de intensidade, fazendo com que uma cor escura, pareça mais escura ainda, quando contrastada com outra mais clara.
HARMONIA
Gera sensação de unidade e continuidade, implica em combinações de elementos que possuam características próximas. Por exemplo, o ton-sur-ton de cores, ou mistura de texturas com mesmo grau de aspereza.
EQUILÍBRIO
É a distribuição do peso e importância visual dos elementos do design. O princípio do equilíbrio atua na relação entre tops e bottons, quando o corpo é dividido por um eixo imaginário horizontal na altura da cintura. Neste caso o equilíbrio é obtido com a compensação da parte superior, através de detalhes, pois esta área é proporcionalmente menor que a inferior.
PROPORÇÃO
Seu principal uso no Design de moda, além das proporções do corpo, é avaliar a utilização de aviamentos. Por exemplo: Botões grandes são tão fora de propósito em uma camisa justa quanto botões pequenos em um casaco amplo.
Fonte: Doris Treptow - Inventando Moda-
3 comentários:
Evidente que eu nem sabia de 1% o que tu escreveu no Post! hhhaaahahah
Achei a explicação bem detalhada e heterogênea.
Também percebi que alguns dos aspectos se relacionam com fotografia e audiovisual!
Bem interessante!
Como sempre, meus parabéns :)
Obrigada!!! Sim.. esses princípios são básicos para o "Design" em geral, mas no post, eu procurei focar em moda. ;D
Muito bom!
Usei este post para estudar um pouco de Arquitetura e formar um conceitos.
Muito Obrigado!
Postar um comentário