Abaixo a Etiqueta?!



A nova tendência em estilo é a roupa e acessórios sem marca. No Japão, um laboratório de cultura pós-moderna, a "no logo generation" já pode ser identificada. "Marcas dizem cada vez mais sobre individualidade ao invés de logos", diz Kenji Ikeda, designer de bolsas que deixou a Givenchy para criar sua própria marca, em ascensão desde 2003.
"Ninguém precisa de grandes e brilhantes logos no que está usando para ser associado a luxo e status", acredita Jason Lee Coates, diretor da H3O, empresa de relações públicas em moda sediada em Tóquio. Usar produtos sem marca (aparente, pelo menos) e de extrema qualidade, segundo os "papas" do movimento sem logo, é o verdadeiro sinal de bom gosto e, claro, poder aquisitivo.
Mas será que esta tendência "No logo" não reflete simplesmente a rebeldia contra as marcas do "establishment" chique? Afinal, a indústria da moda sem etiqueta pode ser, apesar do trocadilho, mais elegante e individualizada. No entanto, não deixa de "significar uma grife" em termos de opção.
Um exemplo é a caveirinha da marca Mastermind Japan, que tem entre "usuários" Tom Cruise e Justin Timberlake, e que virou ícone "sem logo" e sinônimo de uma roupa de qualidade (e ética), já que resgata e valoriza o trabalho único, artesanal, em uma sociedade de consumo em escala industrial.



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