HIV- Falso Positivo

Começaram a surgir os “contras” em relação à vacina contra H1N1. E não se trata de uma suspeita, pois foi constatado que a vacina contra a gripe pode alterar o resultado do teste Elisa (o primeiro realizado para detecção do HIV) apresentando resultado positivo, mesmo que a pessoa não esteja infectada. Além disso, testes para detecção de Hepatite também podem sofrer alterações. O que causa esse “falso positivo” são os anti-corpos produzidos por quem fez a vacina, e são identificados no teste Elisa, caracterizando a possível infecção. Mas segundo o Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde,  o problema foi descrito em artigos científicos e gerou um alerta para profissionais de saúde no início do ano. E não há motivos para pânico, afinal nenhum paciente chegou  a receber o resultado positivo por engano, e  a probabilidade de que isso aconteça é quase inexistente,  pois esse resultado falso chega para o laboratório, não para a pessoa  que fez o exame.
"O Elisa é um exame muito sensível, que detecta muitos tipos de infecção. Já o Western Blot é mais preciso", explicou o infectologista Edmilson Migowski, da UFRJ. "Isso vem escrito até mesmo na bula" *, acrescentou o especialista.                                                                                                                                      De acordo com Migowski, o prazo ideal para que o sistema imunológico não acuse a infecção pelo vírus sem ela existir de fato, é de três meses. Também vacinas de gripe sazonal podem causar a alteração. As pessoas que se vacinaram e tiverem de fazer o exame devem aguardar pelo menos 30 dias.
*Bula: A interferência ocorre porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo que confunde o teste Elisa, o primeiro usado para a detecção do HIV, o que não ocorre com a contraprova feita por meio do exame Western Blot.
Com ou sem motivos para pânico, o fato é que essas informações nunca foram divulgadas, intencionalmente, claro! Afinal... se essa possibilidade de alteração não tivesse sido omitida, a campanha de vacinação teria sido um completo fracasso. 
E a dúvida permanece... qual será a próxima “revelação”??

0 comentários:

Postar um comentário